Modelo de Recurso de Multa – Entenda a Arrancada Brusca (Direção Perigosa)


Como recorrer de multa de arracanda brusca

arrancada brusca é uma infração gravíssima prevista no artigo 175 do Código de Trânsito Brasileiro. Aonde se diz:

Utilizar-se de veículo para, em via pública, demonstrar ou exibir manobra perigosa, arrancada brusca, derrapagem ou frenagem com deslizamento ou arrastamento de pneus:.

Infração – gravíssima;

Penalidade – multa (dez vezes), suspensão do direito de dirigir e apreensão do veículo;
Medida administrativa – recolhimento do documento de habilitação e remoção do veículo.

Parágrafo único. Aplica-se em dobro a multa prevista no caput em caso de reincidência no período de 12 (doze) meses da infração anterior.
(Redação dada pela Lei nº 12.971, de 2014)
Notamos que a infração foca a exibição do veículo em via pública, ações como um frenagem repentina, queimar pneus podem se caracterizar infração.

Não confunda com manobra perigosa.

É comum esta confusão por parte dos condutores. Os famosos Zerinho e Cavalo de Pau não são autuados como Arrancada Brusca, mas sim, como Manobra Perigosa.
Já a arrancada brusca é quando o condutor do veículo, que está parado, sai “cantando pneu” e com o veículo já em alta velocidade.

Valor da multa para Arrancada Perigosa.

O valor da multa por arrancada brusca é multiplicada por 10 vezes, ou seja, é o valor da multa gravíssima (293,47) vezes cinco vezes, conforme determina o artigo do  Código de Trânsito Brasileiro, que totaliza atualmente um valor de R$ 2.934,70.

Importante frisar, que somente o valor da multa que é multiplicado e não os pontos, ou seja, essa multa acarreta apenas 7 ao infrator e não 7×10.

O que acontece com o condutor multado por arrancada brusca?

Além do valor bem alto para a multa, exista também a possibilidade de suspensão do direito de dirigir e pode ter a CNH cassada caso o condutor seja reincidente no período de 12 meses.

Como recorrer da multa de Arrancada Brusca?

O condutor pode anular a multa entrando com um recurso de multa podendo recorrer 3 (três) vezes administrativamente: Defesa Prévia, Recurso de 1ª Instância JARI e o recurso de 2ª Instância no CETRAN.

A WTL Consultoria em CNH preparou para você um passo-a-passo de como recorrer de multas nas 3 instâncias e também oferece modelos de recursos para Arrancada Brusca por apenas R$ 9,99 podendo ser pagos via PagSeguro.

Para enviar o recursos da multa é necessário;
  • Cópia da multa frente e verso
  • CNH original
  • Identidade e documentação do carro (CRLV).